.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Gentílico: Arcoirenses

 

História do Município

 

O surgimento do vilarejo de Arco Íris deu-se no ano de 1928. Nessa época, em virtude da fertilidade de seu solo, e a existência de grande quantidade de madeira de lei, despertou o interesse do Sr. João Florenço, seu pioneiro, que na ocasião residia na cidade Glicério, região noroeste do Estado.

Numa gleba de 15 alqueires de terra, derrubou a mata, plantando cereais. Em seguida, outros pioneiros chegaram ao vilarejo, dentre eles, os senhores Aurélio Moreno Zamora e José Morábito.

O senhor Aurélio Moreno Zamora, oriundo da cidade de Braúna, igualmente abriu o seu sítio, construindo na ocasião, a primeira casa de tijolos no vilarejo, já com o nome de "Vila Santa Helena".

O interesse pelo local foi despertado por outras pessoas, chegando também outro pioneiro, o Sr Joaquim Dias de Souza, mais conhecido como Joaquim Piauí, instalando no vilarejo, o primeiro armazém da Vila Santa Helena, onde hoje está localizado o cento urbano.

O Sr Aurélio Moreno Zamora, verificando a grande atração que a região apresentava, cuidou de proceder ao primeiro loteamento de Santa Helena. Nessa ocasião instalou a primeira serraria, com o objetivo de aproveitar o grande manancial de madeiras existente. A seguir implantou também um gerador de energia elétrica, que durante um período da noite, atendia as residências e estabelecimentos comerciais existentes, e face a produção do café na época, instalou também uma máquina de beneficiamento de café para atender os proprietários rurais e os arrendatários.

Em virtude do crescimento da Vila Santa Helena, e o conseqüente aumento de proprietários de sítios, como também a vinda de outros moradores, o Sr Aurélio Moreno Zamora implantou um loteamento, o mesmo se deu com o Sr José Morábito, que também implantou outro loteamento no vilarejo, sendo que tais empreendimentos colaboraram sobremaneira para a vinda de mais moradores.

Em razão de a possibilidade de elevação a Distrito, da Vila Santa Helena à categoria de Distrito, passou-se a discutir a mudança do nome de Vila Santa Helena para um outro nome, estabelecendo-se aí, em comum acordo entre principalmente, esses dois pioneiros, o nome de ARCO ÍRIS, o que concretizou, com o advento da Lei Estadual nº 233, de 24.12.48. O Distrito de Arco Íris, pertencente ao Município de Tupã, foi criado pela Lei Estadual nº 233, de 24.12.1948, e instalado em 01.01.1949. Popularmente, há quem diga que o nome dado à cidade de Arco Íris, que o Sr Aurélio Moreno Zamora tinha interesse que o nome de Santa Helena continuasse; porém o Sr José Morábito, insistia na mudança para que distrito passasse a chamar-se Bom Jesus, e, depois de várias discussões, não chegaram a um acordo sobre a pretendida mudança, - daí o lado pitoresco - que um dos interessados, disse, como não será colocado o nome de meu interesse, pode colocar qualquer nome, até "arco da velha", se quiserem, neste momento, o outro interessado respondeu-lhe - está aí - vamos colocar o nome de Arco Íris, daí por diante, adotou o nome Arco Íris para o distrito.

O Município de Arco Íris foi criado pela Lei Estadual nº 8550, de 30.12.93 e publicada no DOE de 31.12.93, foi instalado em 01/01/1997.

Foi eleito seu primeiro Prefeito Municipal o Senhor Geraldo Borges de Freitas Filho. A Câmara Municipal é composta de 9 (nove) Vereadores.

O Posto Indígena Vanuire é formado por uma população indígena de aproximadamente 156 habitantes, entre Índios Caingangs e Krenaks.

O município de Arco Íris tem divisores com os município de Tupã ao lado sul, com o município de Iacri ao lado oeste, com os municípios de Santópolis e Luiziânia ao lado norte e com os municípios de Queiroz e Herculândia ao lado leste.

O município de Arco Íris dispõe de linhas de ônibus com ligação com a cidade de Tupã, a partir daí, com conexão com outras cidades.

O meio de comunicação mais eficaz é a telefonia. Seu relevo é relativamente plano, com vegetação rasteira e destacada referência à agricultura e pecuária de leite e de corte.

O município de Arco Íris tem clima temperado, contando ainda, em seus divisores com os rios Aguapeí ("feio"), Caingang e Sete de Setembro.

 

População

 

População: 1.925 habitantes (censo 2010)

Homens: 971

Mulheres: 954

Zona Rural: 828 habitantes

Zona Urbana: 1.097 habitantes

Eleitores: 2.233 (TSE - eleição de 2016)

 

Localização

 

Latitude: 21º 46` 21``

Longitude: 50º 27`54``

Altitude: 419 m

Área Total do município: 26.321 hectares (IBGE)

Área Rural: 26.269,08 hectares (IBGE)

Área Urbana: 51,92 hectares (Secretaria de Obras - PMAI)

População Total: 1925 (censo 2010)

População Urbana: 1097 (censo 2010)

População Rural: 828 (censo 2010)

Densidade demográfica: 7,03 hab./km2

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arco-Íris - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.